»

3ª Jornada Técnica sobre Propagação de Espécies Vulneráveis no CICYTEX

No dia 14 de Fevereiro (2020), realizou-se mais uma jornada técnica no âmbito do Life-Relict, desta vez sobre a propagação de espécies vulneráveis. O evento decorreu no Instituto de Investigaciones Agrarias Finca La Orden-Valdesequera, em Badajoz. Aqui, os participantes tiveram oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho que o parceiro CICYTEX tem desenvolvido no âmbito da Ação C1 – Recolha e Propagação de Material Vegetativo. Esta ação é da responsabilidade do CICYTEX e pretende recolher e propagar o material vegetal necessário para o incremento e melhoria do estado de conservação do habitat-alvo e habitats associados, nas áreas de intervenção do Projeto.

A sessão de abertura contou com a presença da Diretora-Geral do CICYTEX, Carmen González Ramos, com o coordenador do Life-Relict, o Prof. Dr. Carlos Pinto Gomes da Universidade de Évora e com o Coordenador de investigação do CICYTEX, responsável pelo grupo de trabalho para a propagação das espécies vulneráveis do Life-Relict, Francisco Vasquez Pardo. Seguiram-se as apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos no CICYTEX no âmbito deste Projeto e foram divulgados alguns dos resultados já alcançados.

Depois, os cerca de 48 participantes foram conhecer as instalações onde tudo acontece, nomeadamente, o laboratório onde se limpam as sementes e fazem os primeiros ensaios de germinação das espécies vulneráveis que são alvo do Life-Relict. A visita às estufas decorreu logo de seguida, onde se pode observar o desenvolvimento das estacas de adelfeira (Rhododendron ponticum subsp. baeticum) , do azereiro (Prunus lusitanica) e de muitas outras espécies, incluindo as de Quercus.

Clique nas imagens para ampliar

Legenda:
1 e 2 – Sessão de abertura com Francisco Vasquez Pardo (CICYTEX), Carmen González Ramos (CICYTEX) e Prof. Carlos Pinto Gomes (UÉvora) – da esquerda para direita
3 – David Alonzo explica a propagação do azereiro e da adelfeira, espécies-alvo do Life-Relict
4 – Francisco Vasquez Pardo explica a propagação das várias espécies de Quercus
5 – Bancada com vários tabuleiros onde se encontram as sementes para limpeza
6 – Explicação como se limpam as sementes das espécies vulneráveis
7 – Sementes de adelfeira (Rhododendron ponticum subsp. baeticum)
8 – Sementes de lentisco (Philyrea angustifolia)
9 – Sementes de sanguinho-das-sebes (Ramnus alaternus)
10 – Sementes limpas de lentisco (Philyrea angustifolia)
11 – Participantes a visitar uma das várias estufas do CICYTEX
12 – Desenvolvimento de estacas de adelfeira (Rhododendron ponticum subsp. baeticum)
13 – Participantes a visitar outra das várias estufas do CICYTEX
14 – Desenvolvimento da germinação do azereiro (Prunus lusitanica)
15 – Desenvolvimento da germinação do sanguinho-das-sebes (Ramnus alaternus)
16, 17 e 18 – Desenvolvimento da germinação do medronheiro (Arbutus unedo)
19 e 20 – Desenvolvimento de Quercus x marianica
21 e 22 –  Participantes a visitar as estufas do CICYTEX
23 e 24 – Desenvolvimento da germinação do carvalho-de-monchique (Quercus canariensis)
25 – Participantes a visitar as estufas do CICYTEX
26 – Desenvolvimento da germinação do carvalho-negral (Quercus pyrenaica)
27 – Identificação dos tabuleiros como produtos da ação C1 do projeto Life-Relict
28, 29 e 30 – Desenvolvimento da germinação do azereiro (Prunus lusitanica)
31 – Foto de grupo

Para aceder e descarregar as apresentações, por favor visite a página das comunicações.

Para visualizar um pequeno vídeo elaborado pelo CICYTEX durante esta Jornada Técnica, por favor, use este link.