3ª Jornada Técnica sobre Propagação de Espécies Vulneráveis no CICYTEX

No dia 14 de Fevereiro (2020), realizou-se mais uma jornada técnica no âmbito do Life-Relict, desta vez sobre a propagação de espécies vulneráveis. O evento decorreu no Instituto de Investigaciones Agrarias Finca La Orden-Valdesequera, em Badajoz. Aqui, os participantes tiveram oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho que o parceiro CICYTEX tem desenvolvido no âmbito da Ação C1 – Recolha e Propagação de Material Vegetativo. Esta ação é da responsabilidade do CICYTEX e pretende recolher e propagar o material vegetal necessário para o incremento e melhoria do estado de conservação do habitat-alvo e habitats associados, nas áreas de intervenção do Projeto.

A sessão de abertura contou com a presença da Diretora-Geral do CICYTEX, Carmen González Ramos, com o coordenador do Life-Relict, o Prof. Dr. Carlos Pinto Gomes da Universidade de Évora e com o Coordenador de investigação do CICYTEX, responsável pelo grupo de trabalho para a propagação das espécies vulneráveis do Life-Relict, Francisco Vasquez Pardo. Seguiram-se as apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos no CICYTEX no âmbito deste Projeto e foram divulgados alguns dos resultados já alcançados.

Depois, os cerca de 48 participantes foram conhecer as instalações onde tudo acontece, nomeadamente, o laboratório onde se limpam as sementes e fazem os primeiros ensaios de germinação das espécies vulneráveis que são alvo do Life-Relict. A visita às estufas decorreu logo de seguida, onde se pode observar o desenvolvimento das estacas de adelfeira (Rhododendron ponticum subsp. baeticum) , do azereiro (Prunus lusitanica) e de muitas outras espécies, incluindo as de Quercus.

Clique nas imagens para ampliar

Sessão de abertura com Francisco Vasquez Pardo (CICYTEX), Carmen González Ramos (CICYTEX) e Prof. Carlos Pinto Gomes (UÉvora) – da esquerda para direita

Sessão de abertura

David Alonzo explica a propagação do azereiro e da adelfeira, espécies-alvo do Life-Relict

Francisco Vasquez Pardo explica a propagação das várias espécies de Quercus

Bancada com vários tabuleiros onde se encontram as sementes para limpeza

Explicação como se limpam as sementes das espécies vulneráveis

Sementes de adelfeira (Rhododendron ponticum subsp. baeticum)

Sementes de lentisco (Philyrea angustifolia)

Sementes de sanguinho-das-sebes (Ramnus alaternus)

Sementes limpas de lentisco (Philyrea angustifolia)

Participantes a visitar uma das várias estufas do CICYTEX

Desenvolvimento de estacas de adelfeira (Rhododendron ponticum subsp. baeticum)

Participantes a visitar outra das várias estufas do CICYTEX

Desenvolvimento da germinação do azereiro (Prunus lusitanica)

Desenvolvimento da germinação do sanguinho-das-sebes (Ramnus alaternus)

Desenvolvimento da germinação do medronheiro (Arbutus unedo)

Desenvolvimento de Quercus x marianica

Participantes a visitar as estufas do CICYTEX

Desenvolvimento da germinação do carvalho-de-monchique (Quercus canariensis)

Participantes a visitar as estufas do CICYTEX

Desenvolvimento da germinação do carvalho-negral (Quercus pyrenaica)

Identificação dos tabuleiros como produtos da ação C1 do projeto Life-Relict

Desenvolvimento da germinação do azereiro (Prunus lusitanica)

Foto de grupo

Para aceder e descarregar as apresentações, por favor visite a página das comunicações.

Para visualizar um pequeno vídeo elaborado pelo CICYTEX durante esta Jornada Técnica, por favor, use este link.