Áreas de Intervenção

São três os territórios de atuação do LIFE-RELICT: Serra da Estrela, Serra do Açor e Serra de Monchique.

 

Serra da Estrela 

Na Serra da Estrela as intervenções serão feitas no vale de Cabeça-Casal do Rei, no sudoeste da Serra da Estrela (Cordilheira Central Ibérica).

É um território situado entre os 400 e os 600m de altitude, com orientação preferencial de Oeste-Noroeste, sendo caracterizado por uma orografia definida pela Ribeira de Louriga e marcada por vales encaixados. Os substratos são de origem xistosa e o clima é marcado por temperaturas amenas, precipitações anuais elevadas e a quase ausência de geadas.

 

 

Serra do Açor 

Na Serra do Açor as intervenções serão dirigidas para a Mata da Margaraça, um território com marcada influência temperada, localizado entre os 400 e os 800 m de altitude e com exposição predominante de N-NW. Os azereirais (habitat 5230*) que ocorrem neste território são de extrema importância, uma vez que, este é o maior núcleo populacional da espécie em território ibérico.

 

 

 

 

Serra de Monchique 

Na Serra de Monchique as intervenções do LIFE serão dirigidas para a preservação das adelfeiras existentes no Alto da Foia. O território fica localizado na encosta Norte da Serra de Monchique e apresenta uma altitude que varia entre os 700 e os 900 m. Os solos são derivados de rochas plutónicas, nomeadamente de sienito e a área sofre uma forte influência oceânica (Hiper-oceânica), decorrente da proximidade do Atlântico.