O programa LIFE é um instrumento financeiro da União Europeia que apoia projetos ambientais, de conservação da natureza, e de intervenção climática.
Foi criado em 1992 e desde então cofinanciou mais de 4500 projetos em toda a União Europeia. Para o período de 2014-2020, o programa LIFE espera contribuir com 3.4 mil milhões de Euros para a proteção do ambiente e mitigação do impacto das alterações climáticas.
O Programa LIFE é orientado pelo Regulamento (UE) nº 1293/2013, de 11 de dezembro de 2013 e tem como grande objetivo contribuir para a execução, atualização e o desenvolvimento das Políticas e Estratégias Europeias na área do Ambiente.
Qualquer entidade legalmente constituída no espaço comunitário, exceto pessoas individuais, pode beneficiar de financiamento LIFE. Até à data, as entidades que mais têm recebido financiamento são as Universidades, as ONG’s e os municípios.
A maioria do investimento executado em Portugal é dirigido às políticas de conservação da natureza e biodiversidade (100 milhões de euros de investimento no período entre 1992 e 2014). A maior parte deste investimento tem-se centrado em apenas alguns dos valores naturais e/ou tópicos prioritários possíveis, com destaque para a conservação de aves e dos habitats.
Pode saber mais nas seguintes páginas:
- ICNF (http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/gestao-biodiv/prog-life)
- Programa LIFE (http://ec.europa.eu/environment/life/)
- APA (https://www.apambiente.pt)