Klaus Peklo visita a Margaraça – gerando novas alianças e dinâmicas com o Projeto ECOMED

Klaus Peklo, especialista em bioengenharia e membro do projecto ECOMED aceitou o nosso convite e visitou a área ardida da Mata da Margaraça. O objetivo desta visita foi perceber a dimensão da erosão do solo após o fogo de 2017 e delinear estratégias e soluções para resolver este problema.

Para além da equipa do LIFE-RELICT estiveram ainda presentes o professor João Almeida Fernandes (Universidade de Évora), os Doutores João Boléo e Silvia Neves da Paisagem Protegida da Serra do Açor (ICNF) e Artur Costa e Alexandre Silva do Município de Seia.

O fogo de outubro de 2017 afetou grande parte da Mata da Margaraça. Desde então diversos fenómenos de erosão tornaram-se evidentes, incluindo diversos desmoronamentos, alguns dos quais de grande dimensão.

A bioengenharia é uma disciplina técnico-científica que combina conhecimentos de engenharia e de biologia, utilizando a flora e as comunidades vegetais com o objetivo de proteger o solo e as infraestruturas.

O projeto ECOMED tem como objetivo gerar um programa teórico-prático setorial, essencial para o processo de especialização do setor de Ecoengenharia do Mediterrâneo.

Através desta visita foram criadas sinergias e intercâmbio de conhecimentos entre estes dois projetos europeus (LIFE e ECOMED), que trouxeram novas perspetivas e contributos para a gestão das áreas LIFE-RELICT, mas também para a gestão da Mata da Margaraça como um todo.

1º Seminário LIFE-RELICT é já no próximo mês de Novembro!

Em novembro decorrerá na Universidade de Évora o primeiro Seminário do Projeto LIFE RELICT, que será feito em simultâneo com o 17º Encontro Nacional de Ecologia.
Este evento científico encontra-se dividido em 4 tópicos: Grandes ameaças à conservação da biodiversidade; Gestão e conservação de espécies e habitats; Ecologia, gestão e planeamento de ecossistemas aquáticos, e Monitorização e modelação de habitats em resposta a alterações globais.
Será uma oportunidade única para assistir a palestras nas áreas mais importantes da ecologia contemporânea e para apresentar trabalhos nesta área.
O primeiro dia do seminário (dia LIFE-RELICT) é gratuito, mas sujeito a inscrição.

Inscrevam-se nos dois dias ou só no dia LIFE em:
http://www.speco.pt/pt/encontros/17-encontro-nacional-de-ecologia-seminario-life-relict

Ardeu a Mata da Margaraça

Os incêndios de outubro queimaram a emblemática mata da Margaraça.

A Mata da Margaraça, no centro de Portugal, é considerada a mais notável mata de azereiro da Península Ibérica. Integrada na Área Protegida da Serra do Açor, é marcada pela enorme beleza associada a um bosque perenifólio, tão raro no nosso país.

Infelizmente, nos incêndios de Outubro de 2017, mais de 90% da área ardeu, ainda que em muitos locais o fogo tenha sido de baixa intensidade.

Cabeça Aldeia Natal

Todos os anos na pitoresca aldeia de Cabeça, na Serra da Estrela, festeja-se o Natal de uma forma única no país. As casas tradicionais de xisto são decoradas com materiais retirados da natureza e abertas aos visitantes. O resultado final é uma aldeia de contos de fada, comemorando o que muitos apelidam do “mais genuíno Natal de Portugal”.

O projeto Life-Relict aproveitou este evento que leva a Cabeça milhares de pessoas todos os anos, para dar a conhecer o nosso projeto. Foi montada uma exposição na junta de freguesia e feita uma pequena palestra pelo professor Carlos Pinto Gomes (Universidade de Évora).