Inaugurada a Rota das Adelfeiras

No passado dia 16 de julho, após o II Seminário do Projeto Life-Relict, foi inaugurada a Rota das Adelfeiras.

Esta rota vem reforçar um dos objetivos específicos do Life-Relict que se prende com a promoção do turismo de natureza, nas suas áreas de intervenção, sensibilizado todas as partes interessadas para a valorização do património natural, em geral, bem como para a preservação das adelfeiras, em particular.

Para saber mais sobre a Rota das Adelfeiras, clique AQUI

II Seminário Life-Relict em Monchique

Decorreu, no passado dia 16 de julho, o II Seminário do Projeto Life-Relict com o tema Restauro de habitats em Monchique.

Devido à situação epidemiológica, a participação presencial foi condicionada mas houve transmissão em direto de todo o Seminário. Para o poder visualizar use este LINK

De referir ainda que neste mesmo dia, a Rota das Adelfeiras foi inaugurada. Saiba mais sobre esta magnífica Rota AQUI

(Clique nas imagens para as visualizar)

Exposição itinerante

Prof. Drº. Carlos Pinto Gomes (UÉ)

Castelão Rodrigues (Diretor Regional do ICNF do Algarve)

Prof. Drª Alexandra Teodósio (Vice-reitora UAlg)

Rui André (Município de Monchique)

Inauguração da Rota das Adelfeiras

Participação nas Jornadas Pedagógicas

No passado dia 18 de junho, elementos da equipa do projeto Life-Relict participaram nas Jornadas Pedagógicas em Castelo de Vide e que foi organizado pela Aspea – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

Assim, inseridas no Eixo 1 – Educação Ambiental, território e florestas, houve duas comunicações orais apresentadas, nomeadamente:

  • A importância da replicação do Life-Relict para o restauro de Habitats Florestais – Prof. Dr Carlos Pinto Gomes da Universidade de Évora
  • A necessidade da divulgação para a consciencialização pública – o contributo do Life-Relict – Cristina Madeira Baião da Universidade de Évora

O 2º Seminário Life-Relict será dia 16 de julho em Monchique

O 2º Seminário Life-Relict irá realizar-se nas Caldas de Monchique, no dia 16 de julho e terá como tema central o Restauro de habitats naturais em Monchique.

O seminário irá realizar-se de forma presencial apenas com os parceiros do projeto, devido ao contexto pandémico que atualmente vivemos. Todavia, qualquer interessado em assistir a este evento online poderá fazê-lo mediante inscrição por email.

Pode consultar o programa AQUI

Para mais informações e inscrições para participação online, contacte gtf.monchique@cm-monchique.pt

Da árvore à floresta: Programa de Educação Ambiental a decorrer em Seia

“Da árvore à floresta” é o programa de educação ambiental que o CISE está a desenvolver com alunos do Centro Escolar de Seia, no âmbito do projeto Life-Relict.
Nas últimas semanas, quatro turmas do terceiro e quarto ano de escolaridade realizaram a primeira atividade “Como sou e quem sou?”. Para além aprenderem que o azereiro é uma planta relíquia que ainda é possível observar em alguns locais do concelho de Seia, descobriram no parque verde do CISE, como são constituídas as árvores e como identificar algumas espécies.
Clique nas imagens para ampliar

NEEMO visita áreas de intervenção do Life-Relict

No passado dia 27 e 28 de Maio, recebemos a visita da NEEMO, através da monitora Sara Barceló, que veio conhecer in loco as intervenções realizadas no terreno pela equipa do Life-Relict, mais precisamente, na Mata da Margaraça e nas áreas envolventes à aldeia de Cabeça e Casal do Rei.

Clique nas imagens para ampliar 

Life-Relict visita Mata Nacional do Bussaco

No passado dia 17 de maio, a equipa do Life-Relict visitou a Mata Nacional do Bussaco e as áreas de intervenção do Projeto Bright. Aqui, foi possível conhecer as ações de gestão efetuadas, por este Projeto, para o controlo de espécies exóticas invasoras e a recuperação dos habitats desta icónica Mata Nacional.

 

 

 

 

 

Durante a visita guiada, foi possível observar, in loco, os resultados dos esforços para o controlo de espécies exóticas invasoras, nomeadamente as mimosas (Acacia spp.), também presentes nas áreas de intervenção do Projeto Life-Relict (áreas envolventes à aldeia de Cabeça, em Seia, na Serra da Estrela).

Chamam-se espécies exóticas invasoras àquelas espécies que, não sendo nativas de um determinado território, ali proliferam de forma agressiva, afetando a biodiversidade caraterística desse local. Por exemplo, as acácias, plantas muito invasoras de origem australiana, competem com as espécies nativas pelos mesmos recursos (água, nutrientes e espaço). Infelizmente, em Portugal, as acácias ganham cada vez mais terreno, em detrimento dos nossos valores naturais.  Por este motivo, as invasões biológicas são hoje consideradas uma das principais ameaças à conservação da biodiversidade. Assim, estes dois projetos LIFE, têm em comum o combate às espécies exóticas invasoras.

O projeto BRIGHT – cujo acrónimo são as iniciais de “Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats”, iniciou-se em 2011 e teve a duração de 7 anos. O principal propósito foi ensaiar, demonstrar e disseminar um conjunto de práticas de conservação do património natural existente na Mata Nacional do Bussaco, nomeadamente na conservação e valorização do adernal, um habitat relíquia, no controlo e erradicação de flora exótica invasora que ameaça o adernal e demais espécies e o envolvimento ativo de diversos públicos, entidades e sociedade civil. Este projeto foi coordenado pela Fundação Mata do Buçaco IP e contou com a parceria do Município da Mealhada e da Universidade de Aveiro.

Para saber mais visite: http://www.fmb.pt/bright/

 

 

Já se encontra disponível o Plano de Educação Ambiental

No sentido de cumprir o 5º objetivo do Life-Relict, ou seja, aumentar a motivação, aptidões e cooperação da população local e das autoridades regionais para a preservação das Relíquias da Laurissilva Continental, estão a ser desenvolvidas várias ações de divulgação que englobam a disseminação do Projeto ao público em geral; comunicação e promoção de turismo de natureza; dinamização de ações de educação ambiental; atividades de divulgação técnica e científica; trabalhos em rede com outros projetos e esforços de replicação.

Deste modo, o Projeto Life-Relict tem uma ação específica para as escolas, através da qual pretende:

  • Cooperar com a escola para o cumprimento do seu Projeto Educativo, enriquecendo o processo de aprendizagem, e sem qualquer encargo financeiro para a comunidade educativa.
  • Dinamizar atividades de educação ambiental considerando as áreas de competência estabelecidas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e pelo Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
  • Consciencializar a comunidade educativa para a importância da conservação da natureza em geral e para a preservação das Relíquias da Laurissilva Continental em particular.

 

Para mais informações sobre o Plano de Educação Ambiental contacte a equipa do Projeto.

O Plano também se encontra disponível para consulta AQUI,

 

 

Dia Nacional da Conservação da Natureza

O Dia Nacional da Conservação da Natureza foi instituído pelo Governo Português a 28 de julho de 1998, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, que visa criar um momento anual de especial reflexão sobre as questões ligadas à natureza, quer em Portugal quer no mundo. É também um dia de reconhecimento do papel da sociedade e do movimento associativo em prol da defesa dos valores naturais, base da sobrevivência e das atividades humanas.

Com este dia pretende-se sensibilizar e informar a sociedade acerca do estado da natureza e utilização sustentável dos recursos biológicos. Com efeito, os desequilíbrios ecológicos, as alterações climáticas, a degradação de habitat e de ecossistemas bem como a perda de biodiversidade, colocam em causa o desenvolvimento sustentável de Portugal, pelo que é urgente e essencial o envolvimento de todos os cidadãos na sua preservação.

No Life-Relict, estamos a trabalhar de forma a preservar as Relíquias da Laurissilva Continental para que todos possam beneficiar dos seus bens e serviços, quer no presente, quer para as gerações futuras.

 

Questionário sobre o Site do Projeto Life-Relict

Vimos por este meio apelar à vossa colaboração para o preenchimento (e divulgação) de um pequeno questionário que se destina a conhecer a abrangência das ações de comunicação e divulgação do Projeto Life-Relict . Coordenado pela Universidade de Évora, este é um projeto que pretende melhorar substancialmente o estado de conservação dos Azereirais e Adelfeirais em Portugal.

Este pequeníssimo questionário servirá também para perceber qual é o contributo da Internet, enquanto veículo de informação, para a sensibilização sobre a importância da conservação deste habitat bem como aferir a opinião dos utilizadores sobre o nosso Website e a relevância do seu conteúdo.

O questionário é curto, anónimo, dura menos do que 2 minutos e pode ser acedido por AQUI

Agradecemos desde já a vossa colaboração. Bem haja!

Load more