Município de Seia

  • Ana Fonseca

  • Alexandre Silva

Técnico Superior, especialista em flora da Serra da Estrela

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.

Tem interesse particular pela flora e vegetação da serra da Estela, sensibilização e educação ambiental e comunicação sobre plantas. Trabalhou entre 2000 e 2017 no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, onde colaborou em vários projetos na área da conservação e estudo da flora da serra da estrela e, atualmente, exerce funções no Museu Natural da Electricidade.

No projeto LIFE-Relicts desempenha funções a nível das ações de conservação, comunicação e educação e sensibilização ambiental.

Contacto: museudaelectricidade.ambiente@cm-seia.pt

  • Artur Costa

Comandante Operacional Municipal de Seia

Licenciado em Engenharia Florestal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, integra os quadros do município de Seia desde 2005, primeiro como coordenador do Gabinete Técnico Florestal, função que acumulou em 2006, com a de coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, tendo sido nomeado em Janeiro de 2013 Comandante Operacional Municipal, mantendo-se responsável pelos serviços referidos.

Coordena equipas de intervenção, designadamente equipas de Sapadores Florestais, equipas de identificação de situações de risco, equipas de intervenção com equipamento pesado (bulldozer e escavadora), bem como equipa de planeamento de emergência, segurança e defesa da floresta contra incêndios.

É técnico credenciado de fogo controlado, coordenando e executando acções de uso do fogo com fins preventivos, e é técnico credenciado de fogo de supressão, pelo que planeia, organiza e executa ações de uso do fogo em contexto de combate a incêndios florestais, mais precisamente contra-fogos e fogos tácticos, apoiado por equipamentos pesados, particularmente a máquina de rastos do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Contacto: prociv@cm-seia.pt

  • José Conde