Universidade de Évora

  • Carlos Pinto Gomes

Coordenador geral do LIFE-RELICT, Professor universitário

Professor Auxiliar com agregação (Ciências do Ambiente – Ecologia da Vegetação) da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora. Subdiretor da Escola de Ciências e Tecnologia. Investigador do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) e colaborador do Instituto de Ciências da Terra (ICT). Participou e coordenou vários projetos de investigação ligados à conservação e gestão de Habitats e Espécies-cujos apoio financeiro foram aprovados pela Comissão das Comunidades Europeias, como é exemplo o LIFERELICT

Contacto: cpgomes@uevora.pt

 

  • Catarina Meireles

Gestora do projeto, Especialista em Flora

Licenciada em Biologia e doutorada em Geobotânica. Trabalha em conservação desde 1998, em especial com flora e habitats raros ou classificados. Trabalhou durante vários anos em projetos de conservação ligados ao atual ICNF. Desde 2013 está ligada à Universidade de Évora, onde integrou dois projetos de investigação internacionais, sobre o impacto das alterações climáticas na biodiversidade europeia (Cétedra biodiversidade, CIBIO-Universidade de Évora), e o projecto LIFE-Charcos (Departamento de Biologia). Atualmente faz a gestão do projeto LIFE-Relict e é consultora do Livro Vermelho da Flora Vascular de Portugal Continental.

Contacto: cmeireles@uevora.pt

 

  • Maria da Conceição Castro

    Professora universitária, especialista em vegetação

    Maria da Conceição Castro, é licenciada em Arquitectura Paisagista e doutorada em Artes e Técnicas da Paisagem. Presentemente é professora auxiliar na Universidade de Évora, onde lecciona nos cursos de licenciatura e mestrado em Arquitectura Paisagista e na licenciatura em Geografia. Coordenou e participou em dois projectos AGROS (266 e 268) relacionados com a influência do coberto vegetal na conservação das características físicas e químicas do solo em olivais. Publicou alguns artigos sobre o uso de herbáceas espontâneas em prados floridos. Actualmente faz parte da equipa do projecto LIFE-Relict

    Contacto: mccastro@uevora.pt

     

  • Rute Matos

Professora universitária, especialista em paisagem

Rute Sousa Matos é licenciada em Arquitetura Paisagista, mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico e doutora em Artes e Técnicas da Paisagem. Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade de Évora (Portugal) onde leciona nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Arquitetura Paisagista, no curso de mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural (Erasmus Mundus TPTI) e no curso de pós-graduação Ambiente, Sustentabilidade e Educação. A sua atual área de investigação centra-se no tema das novas realidades e desafios urbanos, nomeadamente na multifuncionalidade da paisagem, nos espaços intersticiais urbanos,

nas questões ecológicas e de sustentabilidade e na agricultura urbana como uma nova abordagem mao desenho de projeto. Tem publicado artigos sobre a multifuncionalidade da paisagem. É, investigadora no Centro de História da Arte e Investigação Artística onde coordena, atualmente a linha de investigação de “Paisagem”.

Contacto: rsm@uevora.pt

 

  • Pedro Santos

Professor universitário, especialista em fauna

Licenciado em Engenharia Zootécnica e doutorado em Ciências do Ambiente, Ramo Ecologia Animal. Exerce funções científico-pedagógicas na Universidade de Évora desde 1990, interessando-se quer pelos processos funcionais, quer pela estrutura das comunidades animais em ecossistemas mediterrânicos. Vem dirigindo a atenção para os diferentes níveis a que se pode organizar a biodiversidade, focando a análise ao nível intra-específico, ao nível específico, ao nível da comunidade e ao nível da paisagem. É membro integrado do ICAAM, tendo participou como investigador/ coordenador em mais de uma vintena de projectos de investigação e desenvolvimento experimental.

 

  •  Rui Alexandre Castanho

    Especialista em Planeamento

Rui Alexandre Castanho é Doutor Internacional em Planeamento Urbano Sustentável em Áreas Transfronteiriças. Investigador do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, Universidade de Évora, Portugal. Colabora com o Grupo de Investigação em Análise de Recursos Ambientais (ARAM) – Universidade da Extremadura (UEx), Espanha; e com o Centro VALORIZA – Investigação em Valorização de Recursos Endógenos, Portugal. A sua investigação foca-se em Planeamento e Ordenamento Territorial Sustentável, Planeamento Comum em Cooperação Transfronteiriça, Políticas de Avaliação Ambiental, Usos de Solo, Paisagem, e Análise de Territórios de Baixa Densidade e Periféricos.

Contacto: racastanho@uevora.pt

 

  • Mariana do Rosário Machado

    Arquiteta Paisagista, especialista em paisagem

    Mariana Machado, é mestre em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora e atualmente investigadora do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) no curso de artes e Técnicas da Paisagem. Presentemente tem desenvolvido trabalho para o projeto Life-Relict, no âmbito dos serviços do ecossistema e em ações de divulgação do projeto. Tem participado na co-coordenação, conceção e mediação de atividades no Serviço educativo do Jardim Gulbenkian, Lisboa. Publicou alguns artigos sobre o património natural vegetal como fundamento para o desenho de paisagem.

    Contacto: mrmachado@uevora.pt

 

  • Mauro Raposo

    Arquiteto Paisagista, Especialista em geobotânica.

    Mauro Raposo é mestre em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora e investigador do ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrâneas). Desde 2012 que colabora em projetos de caracterização, planeamento e ordenamento da paisagem para entidades públicas e privadas. Integrou a equipa de revisão do PROF (Plano Regional de Ordenamento Florestal) do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo. Colaborou, como técnico, no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central. Membro da equipa técnica que realizou a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Conta ainda com diversos trabalhos científicos apresentados em eventos nacionais e internacionais relacionados com gestão e conservação da natureza, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Itália, Andorra e Cabo Verde, bem como, de artigos publicados em revistas com arbitragem científica.

    Contacto: mraposo@uevora.pt