»

Seminário LIFE RELICT/17º ENCONTRO NACIONAL DE ECOLOGIA

O Seminário LIFE RELICT/17º ENCONTRO NACIONAL DE ECOLOGIA realizou-se nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, na Universidade de Évora. Promovido pela Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora e em estreita colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), o evento contou com mais de 180 participantes nacionais e estrangeiros. No painel das apresentações abordaram-se quatro grandes temas relacionados com a valorização da natureza, nomeadamente:

• Grandes ameaças à conservação da biodiversidade;

• Gestão e conservação de espécies e habitats;

• Ecologia, gestão e planeamento de ecossistemas aquáticos;

• Monitorização e modelação de habitats em resposta a alterações globais.

Contou também com a presença de um conjunto de oradores veteranos que acomulam décadas de experiência como é exemplo do professor Angel Penas e do Tomáz Dias, da vizinha Espanha. Assim, houve a possibilidade de uma troca de experiências entre investigadores e alunos, onde os projetos Life tiveram um especial destaque.

Relativamente ao projeto LIFE-RELICT (NAT/PT/000754) divulgaram-se os primeiros resultados das intervenções realizadas, nomeadamente sobre melhoria do estado de conservação das comunidades paleotropicais de azereiro na Serra do Açor e Estrela, bem como de adelfeira na Serra de Monchique.