O 1º Seminário do Projeto Life-Relict em conjunto com o 17º Encontro Nacional de Ecologia realizou-se nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, na Universidade de Évora, promovido pela Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora e em estreita colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO). O evento contou com mais de 180 participantes nacionais e estrangeiros. No painel das apresentações abordaram-se quatro grandes temas relacionados com a valorização da natureza, nomeadamente:
- Grandes ameaças à conservação da biodiversidade;
- Gestão e conservação de espécies e habitats;
- Ecologia, gestão e planeamento de ecossistemas aquáticos;
- Monitorização e modelação de habitats em resposta a alterações globais.
Contou também com a presença de um conjunto de oradores veteranos que acumulam décadas de experiência como é exemplo do professor Angel Penas e do Tomáz Dias, da vizinha Espanha. Assim, houve a possibilidade de uma troca de experiências entre investigadores e alunos, onde os projetos Life tiveram um especial destaque.
Relativamente ao projeto Life-Relict (NAT/PT/000754) divulgaram-se os primeiros resultados das intervenções realizadas, nomeadamente sobre melhoria do estado de conservação das comunidades paleotropicais de azereiro na Serra do Açor e Estrela, bem como de adelfeira na Serra de Monchique.