«

»

Rota dos Socalcos

No dia 27 de dezembro o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) em parceria com as Aldeias de Montanha e Cabeça realizaram uma caminhada pela Rota dos Socalcos. Este percurso, com cerca de 3 quilómetros, integra os Caminhos de Montanha da rede de percursos pedestres das Aldeias de Montanha, desenvolvendo-se num vale de vertentes abruptas e de marcado carácter rural, junto à aldeia de Cabeça (Aldeia Natal). Nesta aldeia, alojada no topo de um cabeço sobranceiro à ribeira de Loriga, o casario tradicional constitui um dos melhores exemplos de uma povoação de traça típica em xisto, da Serra da Estrela.
No trajeto percorreram-se áreas de socalcos e nas margens da ribeira observaram-se bosquetes de azereiros e azevinhos, testemunhos da vegetação natural do vale em épocas anteriores ao último período glaciário.
Parte da rota insere-se na área de estudo do projeto “Preservação das Relíquias da Laurissilva Continental” (LIFE-Relict) que, nesta região, tem como principal objetivo a preservação das comunidades de azereiro aqui existentes.