Ações de Sensibilização

Durante toda a vigência do projeto foram feitas várias diligências para consciencializar o público em geral sobre a importância de conservação das Relíquias da Laurissilva Continental, nomeadamente, a criação de uma página na internet, redes sociais, instalação de painéis informativos dentro das áreas de intervenção e dinamização de mais de 180 atividades de promoção do turismo de natureza; sensibilização e educação ambiental; divulgação técnico-científica e esforços de replicação. No final do projeto foram alcançadas mais de 30 mil pessoas.

PROMOÇÃO DO TURISMO DE NATUREZA

Clique nas fotografias para ampliar

No sentido de promover o turismo de natureza e a respetiva visitação às áreas de intervenção do projeto, foram elaborados dois panfletos, duas exposições itinerantes; dois percursos pedestres interpretativos; feitas várias notícias na rádio e televisão; e participou-se em vários eventos temáticos
sobre turismo. No final do projeto, cerca de 22 mil pessoas foram alcançadas pelos 34 eventos dinamizados. Destes, os percursos pedestres interpretativos foram os mais impactantes pois, para além dos percursos marcados e sinalizados com painéis informativos, também se fez um áudio-guia para o percurso de Monchique, em português e inglês, para ajudar os turistas a interpretar a paisagem.
Adicionalmente, foi distribuída uma brochura sobre este percurso nos vários pontos de interesse turísticos de Monchique.

 

 

SENSIBILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Clique nas imagens para ampliar

Foram desenvolvidas mais de 80 atividades de sensibilização e educação ambiental, ao longo do projeto, direcionadas aos vários níveis de ensino dos agrupamentos de escolas existentes nas áreas de intervenção do projeto. Mais especificamente, nos agrupamentos de escolas de Monchique e Seia. No total, foram alcançadas cerca de 4 200 pessoas, entre alunos (maioria), professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação. Nestas atividades, além das tradicionais ações dentro da sala de aula e das saídas de campo, também se desenvolveu um concurso escolar, que resultou noutra exposição itinerante com os trabalhos dos alunos; um mural dedicado aos valores naturais de Monchique: ateliers de ilustração no Dia Mundial do Fascínio das Plantas, entre muitas outras atividades. Ao longo da implementação do projeto, foram organizadas três jornadas técnicas, destinadas aos técnicos dos municípios, gestores do território e empresários, com o intuito de partilhar, consolidar e capacitar os agentes do território para a gestão adequada do habitat 5230* durante e após o decorrer do projeto. Os participantes declararam melhoria nas aptidões e cooperação entre as autoridades regionais.

 

 


Para mais informações sobre outras ações, por favor, clique nas seguintes imagens: