Life-Relict promove visitas ao Bosque de Azereiros em Cabeça, durante o evento da Aldeia Natal 2019

No dia 14 de dezembro, a equipa do Projeto Life-Relict dinamizou mais uma visita interpretativa ao bosque de Azereiros em Cabeça, concelho de Seia. A atividade consistiu num passeio pedestre com cerca de 3km na envolvente da aldeia de Cabeça e estava inserida no programa do evento de Cabeça, Aldeia Natal. Para os cerca de 30 participantes, foi possível passear ao longo da ribeira de Loriga bem como observar as várias espécies de plantas existentes na envolvente desta maravilhosa aldeia, como é o caso do castanheiro (foto 1, 2, 3 e 4).

Durante a visita houve várias paragens estratégicas para se poder apresentar aos participantes os objetivos do projeto Life-Relict, as várias ações concretas de conservação que estão a decorrer neste território em particular e, claro, o Azereiro (Prunus lusitanica subsp. lusitanica) que é uma árvore rara, nativa da Península Ibérica, Pirenéus franceses e Norte de África, considerada em Perigo de Extinção pelo IUCN e alvo deste projeto Life (foto 5 e 6)

As comunidades de Azereiros são favorecidas pela presença de alguma água e, consequentemente, para a sua preservação é necessário restabelecer os caudais de levadas, canais de condução de água, usados antigamente no regadio tradicional. Esta levada (foto 7 e 8), encontrava-se em mau estado de conservação devido ao abandono da atividade agrícola e foi recuperada pela equipa do Life-Relict sendo esta uma das ações concretas de conservação para os Azereirais. Outra paragem estratégica para que se pudesse explicar aos participantes como a equipa do Life-Relict procedeu ao controlo de matos heliófilos nesta área, reduzindo assim a carga combustiva e assim o risco de incêndio (foto 9).

Os participantes puderam usufruir de paisagens lindíssimas, únicas e genuínas como estas nas imagens (fotos 10, 11 e 12). Houve também oportunidade para superar desafios e vivênciar aventuras. Por fim, ainda houve oportunidade de tirar algumas fotografias de grupo antes de terminar a visita ao bosque dos Azereiros e procedeu-se ao convívio entre os participantes num magusto no forno comunitário da aldeia de Cabeça (foto 13, 14 e 15).

Clique nas imagens para ampliar

1

2

3

4

5

6

7

8

 

9

10

11

12

 

13

14

15

 

 

 

 

 

 

 

No dia 27 de dezembro, voltou-se a repetir o passeio pedestre, desta vez pela Rota dos Socalcos eorganizado pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, e parceiro do Life-Relict.

Clique nas imagens para ampliar