Life-Relict visita Mata Nacional do Bussaco

No passado dia 17 de maio, a equipa do Life-Relict visitou a Mata Nacional do Bussaco e as áreas de intervenção do Projeto Bright. Aqui, foi possível conhecer as ações de gestão efetuadas, por este Projeto, para o controlo de espécies exóticas invasoras e a recuperação dos habitats desta icónica Mata Nacional.

 

 

 

 

 

Durante a visita guiada, foi possível observar, in loco, os resultados dos esforços para o controlo de espécies exóticas invasoras, nomeadamente as mimosas (Acacia spp.), também presentes nas áreas de intervenção do Projeto Life-Relict (áreas envolventes à aldeia de Cabeça, em Seia, na Serra da Estrela).

Chamam-se espécies exóticas invasoras àquelas espécies que, não sendo nativas de um determinado território, ali proliferam de forma agressiva, afetando a biodiversidade caraterística desse local. Por exemplo, as acácias, plantas muito invasoras de origem australiana, competem com as espécies nativas pelos mesmos recursos (água, nutrientes e espaço). Infelizmente, em Portugal, as acácias ganham cada vez mais terreno, em detrimento dos nossos valores naturais.  Por este motivo, as invasões biológicas são hoje consideradas uma das principais ameaças à conservação da biodiversidade. Assim, estes dois projetos LIFE, têm em comum o combate às espécies exóticas invasoras.

O projeto BRIGHT – cujo acrónimo são as iniciais de “Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats”, iniciou-se em 2011 e teve a duração de 7 anos. O principal propósito foi ensaiar, demonstrar e disseminar um conjunto de práticas de conservação do património natural existente na Mata Nacional do Bussaco, nomeadamente na conservação e valorização do adernal, um habitat relíquia, no controlo e erradicação de flora exótica invasora que ameaça o adernal e demais espécies e o envolvimento ativo de diversos públicos, entidades e sociedade civil. Este projeto foi coordenado pela Fundação Mata do Buçaco IP e contou com a parceria do Município da Mealhada e da Universidade de Aveiro.

Para saber mais visite: http://www.fmb.pt/bright/